Segundo a empresa, a decisão foi tomada com base na boa resposta recebida especialmente em relação a velocidade do site, nova organização e maior facilidade de interação. A liberação dos convites será gradual e aqueles internautas que não acessaram ainda a nova interface passarão a visualizar um botão no topo da página que dará acesso ao novo Orkut.
Todos os dados, comunidades e informações são migrados de forma automática. Ainda assim, temporariamente, será possível acessar as duas versões da rede social, para facilitar a transição.
O frenesi com o lançamento do novo lançamento do novo Orkut gerou até mesmo um mercado negro de convites em sites de leilão online. No início de novembro os convites podiam ser encontrados no Mercado Livre por preços entre R$ 3 e R$40.
O desingn do novo Orkut foi todo desenvolvido pela equipe do Google em Belo Horizonte. O site traz novas opções de cores e um processo mais ágil de publicação de fotos, permitindo o upload de diversas imagens ao mesmo tempo, que podem ter legendas e ordenação editadas enquanto são publicadas. Além disso, as fotos podem ser compartilhadas com grupos de amigos e mesmo com internautas que não tenham conta no Orkut.
O Orkut agora concentra as principais ações dos usuários na página inicial, transformando os "scraps" em mensagens de status que podem ser comentadas e ilustradas com imagens, vídeos e aplicativos.
O bate-papo ganha a opção de vídeo, já presente no Google Talk. Para utilizá-la, basta iniciar uma conversa com um de seus amigos, clicar em "ações" e escolher entre bate-papo em grupo, por vídeo ou só áudio.
As comunidades, parte central da experiência do Orkut, poderão ser acessadas diretamente da página inicial, diminuindo a necessidade de abertura de novas abas. Segundo Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut, quatro milhões de comunidades são atualizadas todos os dias no site.
A sugestão de novos amigos, também já presente no Facebook, será turbinada no novo Orkut. Além de amigos de amigos que já estejam na rede social, o usuário receberá sugestões de contatos frequentes do Gmail, por exemplo, mesmo que eles não tenham conta no Orkut.
O Orkut tem cerca de 80 milhões de usuários, sendo 51,2% brasileiros, segundo o Google. O site também é a rede mais popular na Índia. Mas em outros países, como os EUA, ele fica muito atrás de rivais como o Facebook. O redesenho faz parte da estratégia de levar o site a aumentar sua participação no mundo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário